Especialidades

Um serviço completo para a
saúde de todos

Medicina Chinesa
Dr. Carlos Vilardebó Loureiro
Sobre a Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) fundamenta-se numa estrutura teórica, que inclui, entre os seus princípios, o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano. Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e a sua interação com o ambiente, segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde, ou seja, a prevenção para que a doença não se instale. Organismos fortes resistem melhor às agressões

Acupunctura
A acupunctura é uma disciplina milenar da Medicina Energética que surgiu no Extremo Oriente. Hoje é considerada património da humanidade, sendo reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Do latim acu (agulha) + punctura (picada), a acupunctura consiste na aplicação de agulhas muito finas em pontos precisos do corpo, com vista à obtenção de um equilíbrio energético.
A Medicina Chinesa ocupa-se do campo electromagnético do organismo, daí dizer-se que se trata a energia. Através da conjugação das duas medicinas (Ocidental e Oriental) podemos procurar um equilíbrio homeostático do organismo. Assim, acupunctura é uma técnica preciosa no auxílio às pessoas que sofrem das mais diversas patologias. As áreas de maior procura são, entre outras, o tratamento da: ANSIEDADE e DEPRESSÃO, DOR, DISTÚRBIOS DO SANGUE, REUMATISMO, etc.

Tui-Ná
A massagem Tui-Ná é uma técnica específica da MTC que usa as mãos como instrumento para tratar doenças. É uma das mais antigas formas de Medicina Chinesa e não se confunde com a massagem comum, uma vez que só é executada depois de um diagnóstico, que permite uma análise exaustiva da condição energética, física e mental do paciente. Visa restabelecer equilíbrios energéticos e não apenas um relaxamento muscular.
Segundo a MTC, antes de uma qualquer doença se manifestar fisicamente, ela já existe sob a forma de disfunção energética. O Tui-Ná pode ser usado não somente para tratar doenças, mas para proteger a saúde de forma que uma doença possa ser contida no seu início. Estimula ainda os mecanismos de autocura do organismo, promove um relaxamento psicofísico e ajuda a manter o equilíbrio energético. Trata-se de uma poderosa ferramenta para a Saúde e Bem-estar

Fitoterapia chinesa

A palavra Fito quer dizer - Planta, daí surge o nome terapia através das plantas. É uma terapia utilizada há milhares de anos pelos povos orientais que utilizam as várias combinações de plantas bem como as suas propriedades para corrigir as desordens físico-energéticas do organismo humano. São seguras e patenteadas pois a sua ação é direcionada para corrigir uma determinada desordem sendo um método de suporte da Medicina chinesa.
O seu modo de ação é semelhante ao da farmácia convencional. A sua composição é feita de modo a prevenir os indesejáveis efeitos secundários dos fármacos.

Sobre o Dr. Carlos Vilardebó Loureiro
Lic. em Química Aplicada – Engenharia Genética pela FCT/UNL
Mestrado em Tecnologia Alimentar pela FCT/UNL
Lic.Estudos Acupuntura e Fitoterapia Chinesa pela Universidade de MTC de Chengdu, China
ex. Coordenador clinico das CLINICAS DR. PEDRO CHOY
Início | Quem Somos | Projetos | Especialidades | Médicos | Acordos e Protocolos | Análises | Contactos
Policlinica de Santiago - Todos os direitos reservados - 2017

Design e conceção: Direxis