Medicina Dentária
Próteses Dentárias

Um serviço completo para a
saúde de todos

Ortodontia
O que trata a Ortodontia?
É a especialidade que diagnostica, previne e trata os problemas ou alterações nas posições dos dentes e maxilares. Esse problema pode ser estético, funcional ou afectar a saúde oral e articular a longo prazo.

Quando se deve consultar um ortodontista?
Geralmente recomenda-se que a primeira visita seja feita por volta dos 7 anos de idade. Esta visita é útil na detecção precoce de discrepâncias esqueléticas, de dentes protruídos que aumentam o risco a traumatismos dentários, problemas severos de falta de espaço, de problemas estéticos que afectem a vida social da criança ou hábitos nocivos.
Os pacientes adultos podem iniciar o tratamento ortodôntico em qualquer idade, tendo em atenção que o tratamento poderá ser mais moroso, devendo-se fazer um exame rigoroso sobre o estado periodontal, dentário e articular do paciente.

O que se faz na 1ª consulta?
A primeira consulta consiste numa observação clínica, e recolha de registos ortodônticos que são os modelos de estudo, fotografias dos dentes e da face e radiografias. Estes registos fornecem-nos dados nem sempre visíveis na examinação visual, podendo incluir falta de dentes, dentes supranumerários, estado e desenvolvimento radicular, padrão de crescimento facial, assimetrias, etc. Registos completos são a base de um diagnóstico e plano de tratamento minucioso e correcto. Todos estes registos são do paciente, embora geralmente fiquem guardados na clínica.

O que se faz na 2ª consulta?
A segunda consulta consiste na apresentação e explicação do plano de tratamento, detalhes do orçamento e esclarecimento de dúvidas.

O que saber quando se coloca um aparelho?
Os aparelhos orotodônticos não são todos iguais, sendo seleccionados de acordo com o tipo de problema diagnosticado e pela idade do paciente. Os aparelhos mais comuns são os fixos. A consulta de colocação do aparelho fixo demora cerca de 45 minutos. Geralmente o aparelho fixo superior é colocado primeiro, e numa outra consulta posterior coloca-se o aparelho fixo inferior. Nesta fase são prestadas todas as explicações no que diz respeito à manutenção da higiene oral, alimentação e conservação do estado do aparelho. Receberá ainda indicação acerca das consultas de activação mensais que deverá marcar.

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?
A duração do tratamento varia consoante a dificuldade do caso, a colaboração do paciente (manutenção das visitas mensais, conservação dos aparelhos, uso de elásticos, manutenção da higiene oral, etc.) e da idade do paciente.
Em média demora cerca de 18 a 24 meses.

Quais os benefícios da correcção ortodôntica?
A correcção ortodôntica pode eliminar a necessidade futura de outros tratamentos dentários. Os benefícios são uma melhor função, melhor higienização, melhores padrões de uso e longevidade dos dentes naturais. Por outro lado, este tratamento também afecta a aparência facial, melhorando a auto-estima e a auto-confiança das crianças, adolescentes ou adultos.

O tratamento ortodôntico é muito dispendioso?
Os benefícios fisiológicos e psicológicos/sociais deste tratamento geralmente reflectem-se durante toda a vida, tornando a ortodontia um dos melhores investimentos em saúde e qualidade de vida.
Os custos do tratamento variam consoante a complexidade do caso, o tempo de tratamento e o tipo de aparelhos utilizados.
Várias opções de pagamento estarão disponíveis de modo que a parte financeira não esteja entre o paciente e o tratamento adequado.

A correcção ortodôntica dura toda a vida?
Os dentes, assim como todo o nosso corpo, não estão estáticos mas sim em constantes alterações e mudanças adaptativas provocadas pelo uso (desgaste e cargas mastigatórias) e pelo envelhecimento fisiológico do organismo. Nós não esperamos que eles permaneçam exactamente como os colocámos, uma vez que estas mudanças ocorrem, e não é considerado um falhanço do tratamento mas sim um processo natural previsível. Para garantir a estabilidade do tratamento são entregues ao paciente, aparelhos de contenção de uso nocturno. Estes aparelhos podem ser fixos ou móveis e devem ser utilizados por um período de pelo menos um ano, conforme indicação médica.

O que esperar da nossa clínica?
Pode esperar uma combinação de conhecimento técnico especializado, experiência e trabalho de equipa. O nosso objectivo é oferecer o mais alto nível na abordagem ortodôntica dos casos num ambiente de dedicação e amizade. Tencionamos tratá-lo tão bem pessoal e tecnicamente que se sentirá confortável em recomendar-nos aos seus amigos e familiares.
Para mais esclarecimentos não hesite em contactar-nos.

Início | Quem Somos | Projetos | Especialidades | Médicos | Acordos e Protocolos | Análises | Contactos
Policlinica de Santiago - Todos os direitos reservados - 2017

Design e conceção: Direxis